Blogger Widgets

Passo a passo: saia godê com pregas

Faz tempo que eu não posto um tutorial por aqui, né? O último que eu fiz foi o da bolsinha com corrente lá em julho! Dessa vez, o passo a passo é de uma peça de roupa bem fácil de fazer: a saia godê. Ela é a mais simples de todas as saias, além de ser linda e super feminina!
A escolha do tecido é muito importante, já que o objetivo final é a saia fique bem soltinha. Optei pela viscolycra pra não ter que fazer barra no final da saia, garantindo a leveza esperada nesse caso.
De início, prepara-se o molde. Fiz um vídeo explicando como se faz o molde e, abaixo dele, coloquei o desenho de como fica o resultado.


Depois de fazer o molde, siga o passo a passo:

1. Cada molde do vídeo corresponde a 1/2 da saia. Risque no tecido, então, duas vezes o molde (um na frente do outro). Depois, corte ao redor. Usei 1 metro x 1 metro de tecido.

2. Para o cós, use 13 centímetros de altura x a medida da sua cintura. Dobre do lado avesso e costure ao redor, desvirando em seguida. Lembre-se de deixar um espaço do tecido sem costura para poder virar.

3. Una o cós com o restante da saia, fazendo algumas dobrinhas no tecido, que são as pregas. Dobre no acabamento e  coloque alfinetes.

4. Alinhave e depois faça duas costuras com o ponto reto: uma no começo do acabamento e outra no final.

5. Faça um pequeno corte nas costas da saia, no final do cós. Em seguida, dê o acabamento com o ponto zig-zag. Costure três botões e faça os respetivos furos do outro lado. Dê o acabamento a mão nas cavas dos botões.

Se precisar, dê umas aparadas no comprimento da saia. Às vezes, um lado pode ficar um pouquinho maior que o outro. E sua saia godê está prontíssima! 


Pretendo fazer o próximo "Look do dia" com essa saia!
E aí, o que acharam?
Beijos, beijos.

170 comentários:

  1. Nossa! Amei a saia que você fez! ♥ Muito linda!!!

    ResponderExcluir
  2. LInda mesmo!! Valeu pela dica.. Beijosss

    ResponderExcluir
  3. oi barbara..vc é genial por essa atitude de postar essas dicas...para nos mulheres que gostamos de inventar e fabricar as nossas roupas..eu tenho uma festa dos anso 60 para ir no sabado agora e procurei alugar um vestido mas achei mto caro para usar apenas uma vez..dai vendo suas dicas vou eu mesma fazer esse vestido..ja comprei o tecido e tenho noçao de costura..e vou fazer essa saia que vc ensinou em seu blog..mas eu gostaria de fazer um vestido tomara que caia..ja comprei o tecido e eu to pensando em fazer a saia e o parte de cima do vestido e costurar as duas partes se vc poder me ajudar de como fazer o top do vestido eu agradeceria mto...meu nome é elaine,meu imail elainne_elainne@hotmail.com bjos linda!!!me manda por imail..ou entao me liga..(11)41378284

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada!
    Olha, eu não sei como fazer tops ainda! O que você acha de comprar um top baratinho em alguma loja e costurá-lo na saia feita? Não sai por mais de 20 reais, e o resultado é garantido!
    Boa sorte com o vestido! (:

    ResponderExcluir
  5. Parabens!!! Quantos metros usou para fazer essa saia? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Ah, esqueci de colocar. Foi 1 metro x 1 metro.

    ResponderExcluir
  7. Que tecido que você usou?
    Adoreeei seu blog! :)

    ResponderExcluir
  8. Usei a viscolycra, como comentei no post. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Conheci o blog hoje.. e to amando! Parabéns! um beijoo

    ResponderExcluir
  10. oii barbara amei seu blog ! vou começar a costurar agora e adorei os tutoriais, porém tneho uma pergunta, eu queria fazer uma saia levemente gode em chamois só que sem pregas. Achei essa foto http://www.google.com.br/imgres?q=saia+gode&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1280&bih=699&tbm=isch&tbnid=IBWWm_RmMv5xFM:&imgrefurl=http://www.bynv.com.br/saias/saia-gode-camelo.html&docid=eRZ6FrUEHVuqXM&imgurl=http://www.bynv.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/v/e/verm4_2.jpg&w=600&h=450&ei=_sYdT8GcJMfZtwf-poS4AQ&zoom=1&iact=hc&vpx=512&vpy=354&dur=689&hovh=194&hovw=259&tx=104&ty=84&sig=114132791839746370184&page=4&tbnh=121&tbnw=159&start=81&ndsp=28&ved=1t:429,r:2,s:81
    Como faço segundo seu tutorial?

    ResponderExcluir
  11. Oi! Então, esse tecido é um pouco mais encorpado e não precisa de pregas. Na hora de fazer o molde, diminua o tamanho da cintura, já que não vai ter as pregas!

    ResponderExcluir
  12. oi por favor nos ensina a cortar no tecido e a costura minha filha amou a saia mas não sei cortar no tecido. por favor poe videos continuando

    ResponderExcluir
  13. Mas tá tudo explicadinho ali! É só cortar em volta do molde e a costura é só no cós!

    ResponderExcluir
  14. Oi Barbara,amei a saia ficou muito linda.Eu acabei de comprar uma máquina de costura,nao sei nada de costura ,mas tenho boa vontade e to querendo fazer uma calça comprida básica,mas to pensando na hora de colocar o ziper.Se vc puder me ajudar postando um vídeo passo a passo de como fazer a calça com o ziper eu vou ficar muito grata.Bom domingo pra vc meu e mail:
    crisinha_tca@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá,adorei seu PAP.Estava a procura de uma explicação pra saia godê.Você explicou muiiiiiiito bem.Vou fazer essa saia para minhas bonecas.
    Obrigada.
    Estou te seguindo.
    Bjs, Edpaula.
    artesecosturinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos, a saia ficou linda!!!

    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  17. Adorei sua saia. Vou fazer uma pra ver como fica :D

    ResponderExcluir
  18. adorei continue ensinando o seu trabalho é muito lindo? parabens

    ResponderExcluir
  19. E aí mocinha! Sou de Recife/PE. Fucei na net, achei seu blog e curti muito! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  20. Máximooooo!!!!! Vou começar a costurar e achei super demais seu blog!!Fiquei mais motivada! Curti muito!!! parabéns parabéns!

    ResponderExcluir
  21. eu sou costureira
    tenho 19 anos e adorei a saia ficou show

    vc tem muito talento

    ResponderExcluir
  22. Parabéns! Você tem um dom maravilhoso. Divida com as que n tem dom, mas tem grande desejo de aprender cortar e costurar. Granjeie e Deus te abençoará muito Desejo prosperidade com muito sucesso. Bjs... Maite Ramos

    ResponderExcluir
  23. Parabens pelo blog!!! E um incentivo pra quem esta começando como eu!

    ResponderExcluir
  24. Parabéns Bárbara! Você explica muito bem, é bastante didática... Vou comprar o tecido e fazer minha saia... já faz tempo que queria costurar minhas coisinhas e que queria fazer uma dessas!

    Ah, sugiro que faças outros vídeos. O desta saia ficou muito bom!

    Muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  25. Oi barbara. Gostei muito da sua explicação achei bem facil voce leva geito para ensinar e muito simpatica vou fazer uma para mim Gostei muito do seu blog bem legal gosto muito de fazer coisas em casa roupas bolsas.Continue a ensinar coisas faceis e praticas OBRIGADA

    ResponderExcluir
  26. oi Barbara. adorei aprender como fazer uma saia godê no yootube, vc me ajudou muito eu adoro costura fiz com a sua ajuda muitas saias para o carnaval fantasias da minie e aldalisticas agora eu vou fazer roupas par festa junina e gostaria de saber se vc sabe fazer mini blusa sigana com manga essas que usam elástico vou postar no meu face se vc poder me de uma ajuda

    bestbia@hotmail.com
    meu nome é bianca e desde ja te agradeço pq vc sem saber me ajudou com seu video e greio que deve ter ajudado muitas pessoas tambem felicidades e muito obrigada

    ResponderExcluir
  27. Barbara adorei suas dicas ,parabens vc tem um futuro brilhante como estilista ,aposta nisso!!!!bjim

    ResponderExcluir
  28. muito legal mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  29. muito bom seu video , mas me tira uma duvida : o cós é reto mesmo ? não dá erro na hora de pregar na saia nao? e, quando vc pregou o cós na saia , voce ja havia feito as preguinhas na saia ? obg , patricia.

    ResponderExcluir
  30. É reto sim! Eu faço as pregas no cós mesmo, na hora de costurar.

    ResponderExcluir
  31. Adorei !!! seu blog esta show continue sempre assim, isso é um grande incentivo paras as pessoas q não sabe o q fazer como eu, minha mãe tem uma maquina de custura parada a um tempão e eu estou louca pra começar a costura !!!
    obrigada!!

    ResponderExcluir
  32. Adorei !!!
    Eu to começando a costura agora e vou tentar fazer essa saia !!!
    obrigada !!!

    ResponderExcluir
  33. Nossa Bárbara amei seu site,ameii td.Vi seu seu site através do youtube,me amarrei d primeira,virei sua fã.Sempre gostei d corte e costura,agora q ganhei uma maquina estou aprendendo,vc me incentivo muitoo!! Obrigadaaa

    ResponderExcluir
  34. Ameeei virei sua fã,vc explica td detalhado e muito bem...Vc me incentivou muitooo,q vc possa postar muito +++ coisas para eu aprender!!!
    Desejo a vc muito sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  35. Oi Bárbara, tô in love com o blog. Vendo esse post me deu vontade de costurar, mesmo nunca tendo o feito. Para isso vou comprar alguns tecidos, ferramentas e máquina de costura. Qual máquina você me indica?

    ResponderExcluir
  36. Eu vi muitos sites com esse molde, mas nenhum mostrou a peça montada! Adorei! É do jeito mesmo que eu quero!
    Eu quero fazer pra usar no meu aniversário! Eu sou apaixonada com bottons de modelagem ampla!
    Mas queria fazer com um tecido mais nobre, para usar na festa à noite. Qual voce indica?

    Parabens pelo blog, e muito sucesso na carreira de moda!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico a seda! Tem bom caimento e fica lindo!
      Bjs!

      Excluir
  37. OI, amei seu blog, mas como eu faço pra fazer uma saia igual, só que comprida? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só fazer com um pedaço maior de tecido!

      Excluir
  38. Ola Bárbara, nossa você esta de parabéns, amei este blog foi muito bem explicado de como cortar uma saia gode, é como você mesma falou ninguém explica assim com detalhes, obrigada e continue sempre postando algumas coisas bem fáceis pra gente viu, um bj querida. Ah. já to fazendo uma saia dessa igualzinho pra minha filha.

    ResponderExcluir
  39. Gracinha você. Esse vídeo me ajudou muito viu. Obrigada. Que seus sonhos sejam todos realizados.

    ResponderExcluir
  40. oi bárbara vim te parabenizar pelo seu trabalho e dizer que voce é muito talentoza.
    olha a muito tempo venho pesquisando na net ,uma forma de aprender fazer roupas por medidar atravez de moldes mais as videos aulas que encontro são muito conplicada para quem esta iniciando.
    mais você subiu no meu conceito voce soube esplicar perfeitamente como se faz esta saia,
    olha gostaria de saber se você sabe fazer mais moldes de outrs roupas,tipo calças ,sorts, blusas basicas .voce sim seria uma otima professora.
    a e se for postar mais video aula em relaçao a estas outras peça me informe por favor.
    meu mail lu.laurindo_@hotmail.com
    beijos linda sucesso.

    ResponderExcluir
  41. Parabéns!você explicou muito bem,apesar de nunca ter costurado acho que vou conseguir com suas dicas...amei,ficou linda!

    ResponderExcluir
  42. olá,Barbara. Adorei a sua iniciativa e aproveito para perguntar se voce conhece uma saia chamada frufru, só que a que é usada em bailarinas de dança do ventre. a saia é composta por tiras que a meu ver parecem serem cortadas como um caracol e elas são presas apenas pela cintura formando cachos. Gostaria de aprender a faze-las. meu email é: dededayse@hotmail.com
    mais uma ver, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  43. Menina, achei muito linda essa tua saia, e pela tua explicação deve ser muito fácil de fazer... vai ser a 1ª coisa que vou fazer quando eu chegar em casa... hehe tomara que dê tudo certo, tenho um tecido floral e eu tava mesmo atrás de um molde de saia fácil de fazer...

    Valeu mesmo e já seguindo adorei aki seu cantinho e deixo meu convite para conhecer a minha "Casa" http://casaffashion.blogspot.com e se quer saber um poukinho de dicas de moda tenho esse aki tbm...

    http://pepperbijux.blogspot.com os dois sempre com dicas quentinhas esperando por vc...

    Bjim e até mais...

    ResponderExcluir
  44. ola vi o seu vide e achei a saia muito linda e gostaria que vc fizesse uma saia de tule!!!

    ResponderExcluir
  45. ola barbara adorei a forma pratica de ensino,adorei Deus te abençoe Beijos!

    ResponderExcluir
  46. Olá!!!!!
    Vi seu vídeo de como fazer saia godê, achei o máximo. Eu ganhei uma máquina de costura do meu marido, mas não tenho como aproveitá-la muito, pois sou crua em costura. Não sei fazer moldes e cortar. Não gosto desses moldes de revista, acho difícil. Onde posso comprar essas réguas?
    Se vc pudesse me ajudar, ficaria grata e com certeza vc iria receber em dobro o favor.
    Obrigada e fique com Deus!!!!!
    Bjus!!!!!!
    Aninha

    ResponderExcluir
  47. Poxa, adorei!!!
    Obrigada e parabéns pela iniciativa.
    Beijinhos,
    Antonia

    ResponderExcluir
  48. lindooo d++.. eu to fazendo curso de desenho de moda, ano q vem pretendo fazer costura.. tbm quero fazer saias lindas assim! bjos ;)

    ResponderExcluir
  49. Parabéns!! Adorei o blog e as dicas. Espero que continue postando. E nos dê várias dicas. Estou no aguardo de novas peças...preferência por saias e vestidos. Beijos

    ResponderExcluir
  50. Barbara,

    Estava procurando uns vídeos que ensinassem a costurar, vi alguns e achei um pouco complicado, então hoje deparei com o seu e entendi perfeitamente a sua explicação. Adorei a saia e vou tentar fazê´-la. Parabéns pela iniciativa.
    Abs.
    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  51. Adorei bárbara espero por mais Diy assim! beijo

    ResponderExcluir
  52. Amei seu blog, e suas dicas sei costurar e tenho duas filhas, já imaginou o gasto com roupas? Elas amaram esta saia, aliás foi uma delas que te encontrou na net.Mas também querem uma saia de babados você poderia ensinar à fazer? Tenho uma certa dificuldade com esta peça. Desde já te agradeço. Bjs e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  53. Oi querida, amei a sai que eu fiz com as dicas que vc passou, meus parabéns, as suas explicações me ajudaram muito, só tenho que te agradecer, muito obrigada, um forte abraço e Jesus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  54. Ameeeeeeeeeeiiii,virei sua seguidora
    vc poderia nos ensinar a fazer um vestido,eu iria amar!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  55. Parabéns pelo blog Barbara!
    Estou adorando as suas dicas.

    Este modelo dá pra ser feito com tecido de algodão?

    ResponderExcluir
  56. Parabéns!!!Você explicou muito bem!!!

    ResponderExcluir
  57. Olá , minha mae tá nessa de costurar e eu tou tentando ajudar e ela gostou muito do seu blog e dos seus tutorais . Gostaria de saber se tem como você estabelecer contato comigo para que eu possa ser comunicado de cada novidade existente em seu blog. Meu e-mail(msn tbm) : matheus-melo-95@hotmail.com
    Facebook : https://www.facebook.com/matheus.melo.7545
    Se der para estabelecer contato ficarei muito agradecido.
    Obs: o e-mail do face é o mesmo do msn. Ah, minha mae e eu adoramos seu trabalho. :D

    ResponderExcluir
  58. Muito bom Bárbara. Me esclareceu bastante. Vou tentar fazer uma pra mim.

    ResponderExcluir
  59. Ola queridaem 1° lugar parabéns pelo blog em segundo bom estou querendo fazer uma saia tipo anos 60 com elastico na cintura como ficaria as medidas? de forma que a saia entre sem esforço?
    neste estilo + ou -
    http://www.abrakadabra.com.br/octopus/design/images/49/products/b/43740.jpg

    ResponderExcluir
  60. parabens por esse jeito de deixar tudo mais simples. Mas eu gostaria de uma ajudinha sua se pudesse. Preciso montar uma saia suuuuuuper rodada, pensei em fazer uma saia gode com nesgas (as negas seria com outra cor de tecido), sei fazer saia com nesgas partindo de uma saia reta, acha que daria certo, partindo de um gode?
    Meu nome é Roberta e meu e-mail é robertatais@ibest.com.br. Obrigada

    ResponderExcluir
  61. Só quero saber, onde fica os botões?

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde, vi seu video e gostaria de saber se teria jeito de aproveitar essa saia em outro modelo, pois tenho uma saia gode em um pano fino e forrada e ela é muuuuito comprida e se teria jeito de remodelar, transformar na verdade essa saia para eu poder usar , pois eu fiz para uma festa e agora não tenho coragem de usar pois é muito social.

    ResponderExcluir
  63. ola gostei da dica a saia ficou bacana mais me diga uma coisa mora em qual estado? acho que ja estudamos juntos... bjus felicidades

    ResponderExcluir
  64. Muitos Parabéns pelo excelente tutorial! Adorei! :-D

    ResponderExcluir
  65. Amei mesmo as dicas! Em quais panos ficaria legal? tem uma dica?

    ResponderExcluir
  66. Olá linda !!! vc tem um futuro lindo!! continue assim ... e mande pro meu e-mail dica para iniciantes estou sofrendo tanto... bjos e fica com Deus !!

    ResponderExcluir
  67. oiee achei seu blog muito legal, ja sabia fazer saia reta mais essa achei mais facil amei muito to esperando novos videos :D

    ResponderExcluir
  68. garota que lindo, vou tentar fazer para minhs filhas. o seu tutorial e o video ficaram fantástico

    ResponderExcluir
  69. Adorei seu blog, eu já fiz o molde da saia agr só estou esperando minha mae comprar o tecido e irei acabar de fazer *-*
    meu blog: aprendiz-de-estilista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  70. nossa ameeei esse tutorial! Estou apaixonada pelo seu blog *---*
    essa forma de fazer a saia funciona com saias longas também? E é necessário fazer as pregas em uma saia longa?rs
    beijos e continue sempre com o ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  71. @Anônimo
    Funciona sim! Faça as pregas se quiser ou veja esse tutorial de como fazer saias longas: http://www.thecherrytale.com/2012/05/diy-saia-longa.html
    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  72. Adorei a saia, mas acima de tudo amei sua descrição de sí mesma...
    Espero que consiga se tornar uma profissional da moda, que fique famosa e que viaje o mundo todo.
    Parabéns por tudo beijos !

    ResponderExcluir
  73. Obrigada. Minha filha Tem uma festa dos anos 60 e seu site ajudou muito. montei ja duas saias. Uma duvida posso colocar entertela na sintura?
    Vc é 100000000000000000000000000000

    ResponderExcluir
  74. quanto custa o tecido mais ou menos?

    ResponderExcluir
  75. muito obrigada vou tentar fazer uma se der certo eu aviso.vc devia continuar postando mais videos

    ResponderExcluir
  76. Ficou perfeita a saia! *o* Amei o tutorial, já vou atrás de fazer! HAHA :*

    ResponderExcluir
  77. Muito bom o seu blog menina!!!! Parebéns adorei !!!!

    ResponderExcluir
  78. Parabéns!!! me ajudou bastante!!!

    ResponderExcluir
  79. perfeito, este blog... eu estava há tempos procurando como fazer esta saia, pois vou fazer um vestido de branca de neve para minha filhinha... parabéns..

    ResponderExcluir
  80. oi gostaria de saber se nesse mesmo molde tem como colocar elástico ao invés de botões?obrigada gostei muito do video.

    ResponderExcluir
  81. Adorei,super simples!! Fiz uma há um tempo atrás mas,como o tecido não tinha lycra,precisei colocar zíper o que ,pra mim,já dificulta um pouco.Vou tentar fazer (:

    ResponderExcluir
  82. oi ,gostaria de saber se o tamanho do cós é o mesmo para colocar elastico.

    ResponderExcluir
  83. Olá, permita-me um conselho de uma especialista em acabamentos? A sua saia está linda, florida, graciosa... porém, tente caprichar nos acabamentos, pois vale a pena, menina, você tem talento e leva jeito. Tente fazer as casas dos botoes na máquina - dá super certo e o acabamento é excelente. Procure não fazer essa abertura depois, costure ao meio e deixe um espaço com as sobras viradas para dentro e capriche na colocação do cós, com os pontos bem bonitos, pois essa saia não fará veio em nenhuma vitrine de alta costura. É um conselho, viu? não é uma crítica. Eu dou aulas de costuras e o acabamento é tudo, além da criatividade.
    Beijos
    Natália - Espírito Santo

    ResponderExcluir
  84. Aprendi mais com vc doq no curso q estou fazendo, muito obr vou passar seu blog p minhas colegas de classe.bjs

    ResponderExcluir
  85. Barbara, parabens voce tem futuro menina, tao novinha tao dedicada e caprichosa. Tenho uma duvida, essa saia e gode simples, dizem que tem o duplo. Se a saia for cintura baixa tenho que baixar os centimetros e tirar a medida de onde a saia ficara? e dai tracar o comprimento?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  86. Fiqueicom uma dúvida,o tecido é cortado duplo? e fica apenas ma costura lateral? Ah...parabéns pelo blog e pelas aulas. bjos.

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde Bárbara, gostaria de saber qual o melhor tecido pra fazer esse tipo de saia...

    ResponderExcluir
  88. @Lane
    O tecido é cortado simples e não fica nenhuma costura!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  89. Ameii.. bem mais facil qe os outros qe encontrei..

    ResponderExcluir
  90. só nao entendi bem como alinhava o tecido...depois quando for costurar nao vai faltar tecido?? bem só tentando pra saber..vou arriscar..Bjuss

    ResponderExcluir
  91. Qual tecido vc usa pra fazer essa saia?

    ResponderExcluir
  92. Parabéns flor.. Amo seus tutoriais. Tenho apenas 16 anos e desde faz tempo ,quero comprar uma maquina de costura pra mim.
    Bjos florzinha

    ResponderExcluir
  93. mto obg, ajudou mto!!!

    ResponderExcluir
  94. Oi adorei seu blog,parabéns vc me inspirou a fazer um tbm! Ja faz um tempo que estou com vontade de compartilhar minhas experiencias como costureira mas me faltava coragem.Sabe medo do q as pessoas iam achar,bobeira né. Bjus e Obrigada

    ResponderExcluir
  95. oi amei sua ideia mas por que vc nao faz tudo em video?

    ResponderExcluir
  96. oi eu gostaria que você ensinasse a fazer um short até antes de Dezembro.Obrigada

    ResponderExcluir
  97. Olá! Achei maravilhoso o seu jeito simples de explicar como fazer uma saia godê. Procurei em diversos sites e blogs e só obtive informações complexas, e foi no seu que criei coragem para fazer uma saia godê. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  98. Tudo muito bom.Tem talento menina, mas precisa melhorar no acabamento.Para pregar o cós, posicione-o aberto com o direito virado para o avesso da saia. Antes de fazer isso passe uma costura de franzir rente ao cós da saia sem franzir, só pra segurar a forma da cintura.Sabe essas pontas do cós? Costure-as primeiro pelo avesso já na largura que o cós vai ficar,depois de costura-lo, vire e faça o restante do cós , já com uma viradinha de +-1 cm,alinhave, certifique se está tudo certinho e passe a costa definitiva bem certinha.Costumo usar o ponto maior pra isso,4 ou 5. Fica mais bonito.Para os botões, deixe sempre uns 3cm a mais do lado esquerdo sempre, para os botões ou zíper.Cole um pedaço de entretela colante se o tecido for fino,dá mais firmeza na hora de casear.Faça outra com essas dicas. Sucesso p você,Beijos

    ResponderExcluir
  99. Menina você é bem danadinha, gostei muito do seu estilo, sem falar q vc é lindíssima. Amo costurar também como vc. Gostaria de te passar algumas dicas. Posso?

    ResponderExcluir
  100. **perfeito so me falta animo, rsrs, amei**

    ResponderExcluir
  101. Seu blog é muito foda adorei a dica!!

    ResponderExcluir
  102. Muito bom esse PAP...sigo seu blog ja faz tempo..´.qual tecido vc usou para fazer a sai..e vc não fez costuras nas laterais?

    ResponderExcluir
  103. oi tudo bem,muito legal esse Pap...vc não fez costuras nas laterias?pelo que eu entendi vc fez riscou um lado e depoi o outro é isso?

    ResponderExcluir
  104. Amei a explicação desta saia,vou tentar fazer uma para mim. Parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  105. Adorei seu blog ,vc explica muito bem e de um modo fácil de se endender .parabéns e coloque mais .

    ResponderExcluir
  106. Nossa! virei sua fã.
    Você explicou mto bem, vou fazer uma para mim.
    abraço!

    ResponderExcluir
  107. Oiii Flor... encontrei seus videos na internet.. são muito simples e práticos... amei! Se puder compartilhar mais videos e tutoriais! Parabéns pelo trabalho!
    Tambem gosto bastante de costurar mas nunca fiz curso... pretendo fazer, ainda mais depois do incentivo que foi ver seus trabalhos, se puder dar uma olhadinha no meu blog, tem algumas coisas que fiz ...
    Beijos pra vc!!!

    ResponderExcluir
  108. Está saia ficou muito linda! parabéns!
    adoro praticidade,obrigada por compartilhar seu talento conosco.

    ResponderExcluir
  109. Barbara.. o link do meu blog é esse: http://lembrancasdefran.blogspot.com.br/
    Acabou indo o link errado no comentário anterior! Agora esta certo..bjos flor!!! :D

    ResponderExcluir
  110. a modelagem da saia godê quando coloca no tecido é colocada o molde tirado ou duas (2) partes ? ou seja , com o mesmo molde tirado coloca no tecido na frente e atras? Quando cortamos o circulo é aumentado para franzir ou quando for tirado a quantidade exata da cintura como o godê pode ser feito?

    ResponderExcluir
  111. Fora o tecido viscolycra, qual o que você indica para fazer a saia? POrque viscolycra é daquele que estica um pouco, queria fazer com algum que não estique.

    ResponderExcluir
  112. @Jadiery Alves
    Esse molde é 1/4 da saia, ou seja, as quatro partes vão formar um círculo. Ele já está na forma para colocar as pregas. Bjs!

    ResponderExcluir
  113. Oi, Bárbara. Adorei este seu post. Gostaria de perguntar se é possível fazer com este molde uma saia de babados, tipo cigana e se fica bom com molde da saia cigana, quanto compro de metragem de tecido. Bjs!

    ResponderExcluir
  114. Oieee, simplemente amei seu post, vou fazer essa saia esse findi. Só tenho uma dúvida, no caso de colocar forro (a minha vai precisar) eu corto o forro igual a saia e faço pregas? Ou corto a cintura menor? bjoooo Poli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corte do mesmo tamanho e costure junto com as pregas! Bjs!

      Excluir
  115. Oi Barbára! Adorei o pap, mas gostaria de uma dica se for possível.
    Tem algum jeito de eu fazer sem que eu precise colocar botoes, mas sim elástico, e que o resultado fique assim bonito também?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim! Esse post ensina: http://www.thecherrytale.com/2012/05/diy-saia-longa.html

      Excluir
  116. Parabéns,muito legal e fácil da maneira que vc ensina. Que tal vc ensinar como fazer um vestido mais comprido nas costas.Obrigada
    .

    ResponderExcluir
  117. Bárbara vc é bárbara mesmo. Estava procurando um molde para saia godê e vc ensina aqui de uma forma prática e todo o passo a passo. Amei. Vou arriscar fazer uma de poá,tenho uma festa anos 60 e não tô a fim de gastar muito. Bjs e Parabéns!

    ResponderExcluir
  118. Cara, virei sua fã.
    Ganhei uma máquina da minha sogra e só sabia costurar um pano no outro.
    Esse tutorial me ajudou demais, amei vou fazer e indicar seu blog, show.
    Tens instagram??

    ResponderExcluir
  119. Adorei sua saia. hoje foi o meo primeiro dia de aula,to fazendo uma saia com elastico e muito difisio.

    ResponderExcluir
  120. Bárbara adorei o tutorial, você também faz saia lápis ? bj

    ResponderExcluir
  121. Bárbara coloca um tutorial da saia lápis para gente !!!! Ah, e a saia envelope já fez também ? BEIJO SUCESSO !

    ResponderExcluir
  122. Adoorei seu Blog...
    Seus post são muito bem explicados .
    Parabéns Pelo trabalho!!!
    ^.-

    ResponderExcluir
  123. Amei sua dica, eu fiz a saia para minha filha de 7 anos dançar e deu super certo, agora estou precisando fazer outra, só que agora sera de cetim, devo fazer as pregas nesse tipo de tecido?? obrigada bjs paula

    ResponderExcluir
  124. amei mais eu queria saber qual e o nome do papel q vc usa

    ResponderExcluir
  125. ola eu adorei a saia eu tenho uma com a estampa asim tbm igualzinha a sua muito lindaaa mas eu nao fiz nao comprei kkkk mas adorei a sua saia bjss

    ResponderExcluir
  126. Bárbara,adorei a saia, muiito linda.. Adoro costurar, meu sonho é ser uma Grande Istilista.. E q o seu sonho se realize, Se Deus quiser.. Beijos..

    ResponderExcluir
  127. Oi barbara! amei a saia! vou fazer!
    parabêns vc explica muito bem, dá pra entender tudinho!
    por favor barbara poste como fazer uma saia tulipa!
    com molde!
    obrigado querida!

    ResponderExcluir
  128. Arrasou!!! Embora vc seja muito nova, vc tem muita experiencia eu fc muito feliz com isso, vc esta sendo uma grande inspiração p mim. Estive cm depressão alguns meses atrás e eu me encontrei na costura o q na realidade é a minha terapia e agora vendo o seu blog, só me deu mais certeza de que é isso q eu quero p minha vida.. Obrigado Bárbara e que as bençãos do Senhor sejam eternas em sua vida.. bjoosss...

    ResponderExcluir
  129. Lindaaaaaa
    estou fazendo uma em casa agora
    gostaria de saber se posso fazer essa mesma saia mas com o tecido chiffon?
    me informe por favor?

    ResponderExcluir
  130. Adorei suas explicações.
    Vou fazer uma "anos 60" pra minha neta.
    Obrigada, Sucesso!

    ResponderExcluir
  131. Linda..parabens vou tentar fazer uma aqui pra mim

    ResponderExcluir
  132. Amei seu tutorial. Estou aprendendo a costurar e vou tentar fazer essa saia godê para minha filha. Espero que dê certo. Você é MUITO TALENTOSA ! PARABÉNS te desejo sucesso.

    ResponderExcluir
  133. Amei sua saia. VOCÊ É MUUUUUUUUUITO TALENTOSA! parabens. Estou aprendendo a costurar e vou tentar fazer uma saia godê

    ResponderExcluir
  134. Muito bom o tutorial, bem explicado e fácil de pegar.. Muito Obrigada, estou fazendo a minha *-*

    ResponderExcluir
  135. Show de bola seu tutorial, muito bem explicado, me ajudou muito.. já estou fazendo a minha *-* Faça mais tutoriais de modelagem e costura!

    ResponderExcluir
  136. Ola Lindona, amei seu tutorial, você explica super bem fiz uma saia de oncinha conforme eu tutorial nem acreditei que deu certo.
    agora peço por favor que faça um tutorial de saia lapis quero muito fazer uma beijinho

    ResponderExcluir
  137. ain que saia linda, apaixonei ♥

    jessyvixen.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  138. Que tecido é esse da saia???
    adorei o tutorial

    ResponderExcluir
  139. Que tecido foi esse que usou na saia?
    adorei o tutorial
    vou fazer

    ResponderExcluir
  140. Usei seu tutorial como auxilio em um dos meus projeto, e estarei recomendando esta postagem em meu blog na postagem de amanhã (12/10), se puder da uma passadinha por lá.

    Obrigado pela ajuda ^^.

    ResponderExcluir
  141. Super fácil de seguir os passos e o resultado também ficou ótimo, imagina que legal poder fazer as próprias roupas <33 pena que eu não tenho uma máquina :c

    ResponderExcluir
  142. A saia ficou ótima! Mas as casas dos botões estão totalmente erradas. As casas tem que ser bordadas dessa forma: l--------l , retas e antes de serem cortadas, e não redondas.

    ResponderExcluir
  143. Nossa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Menina vc é genial, tão jovem! Parabéns, suas dicas são maravilhosas.... adorei todas as suas dicas e instruções.

    ResponderExcluir
  144. Adorei o vídeo e o tutorial, simples e funcional, até para mim que esta começando a costurar. Amanhã mesmo vou tentar fazer. Abs

    ResponderExcluir
  145. Obrigada! Obrigada! Obrigada! :D Estava atrás de um tutorial assim há séculos e não encontrei quando mais precisei! Salvei aqui nos favoritos e, por favor, faça mais! hehe
    bjinhos

    ResponderExcluir
  146. Oi! Como aprendeste a costurar? Eu adorava aprender!

    ResponderExcluir
  147. parabéns vc costura muito bem, mas seu acabamento ta muito feio, um zíper nessa ficaria muito mais bonita, ou se vc fizesse a casinha dos botões na maquina também... fica a dica, mas adorei e aprendi a modelar com seu vídeo.

    ResponderExcluir
  148. Gostei muito,estava querendo fazer esta saia e não achava como faze-la, mas queria saber que tecido vc usou?

    ResponderExcluir